terça-feira, 13 de janeiro de 2009

Renasçamos todos os dias

Emmanuel na lição 56, de Fonte Viva, Renasce agora, nos lega preciosos lembretes, dos quais destacaremos apenas dois:

Sucedem-se os anos com matemática precisão,  mas os dias são sempre novos. 

A renovação constante casa-se à estabilidade das leis que regem o universo, mostrando-nos que é possível manter a nossa identidade essencial e nos transformarmos para melhor todos os dias. 

Isso joga por terra a idéia nutrida por muitos do "sou assim mesmo" ou do "sou autêntico", que costuma ser mera manifestação de resistência à mudança, por desejarmos cultuar os nossos caprichos milenares...

Renasce agora em teus propósitos, deliberações  e atitudes, trabalhando para superar os obstáculos que te cercam e alcançar a antecipação da vitória sobre ti mesmo, no tempo... 

Felizmente este autor espiritual (ou este heterônimo do Chico Xavier, vá lá!) não lembra em nada o que compõe os traços essenciais do que dizem ser a literatura de auto-ajuda - aqueles conselhos açucarados que visam amenizar as dificuldades da vida, entre outros. 

Aqui não se apresentam facilidades, mas convites ao trabalho, à constância, à disciplina, à autosuperação para vencer-se a si mesmo, contando-se com o tempo, que não será outro que não o de "longa duração".

Não se oferece vias de fácil acesso à felicidade, mas suor e trabalho, em ciclos de desafios permanentes...

Nenhum comentário:

Postar um comentário