sábado, 17 de janeiro de 2009

A esmola segundo Emmanuel

Caridade material e caridade moral

O tema da caridade é sempre recorrente na doutrina espírita. E quando se situa a questão da caridade material a esmola aparece em cena... É constrangedor lidar com ela, bem sabemos! Precisamos, no entanto, irmos além para aprender mais sobre essa prática ainda necessária.

O dicionário Houaiss nos ensina que esmola é: a "dádiva caridosa feita aos pobres; óbolo" e o "ato de auxiliar, de prestar ajuda; socorro", entre outros significados.

Emmanuel, em lição de mesmo nome, no capítulo 60, de Fonte Viva, nos traz preciosas reflexões em torno deste tema. Decidimos, face à necessidade de nos aprofundarmos no assunto, transcrever integralmente o texto, com o destaque de alguns trechos que julgamos mais significativos. 

Fica, então, o convite à leitura, reflexão e prática!

Esmola 

"Dai antes esmola do que tiverdes" - Jesus (Lucas, 11:41). 
 
A  palavra  do  Senhor  está  sempre  estruturada  em  luminosa  beleza que não podemos perder de vista. 

No capítulo da esmola, a recomendação do Mestre, dentro da narrativa de Lucas, merece apontamentos especiais. 

"Dai antes esmola do que tiverdes".

Dar o que temos é diferente de dar o que detemos.
 
A caridade é sublime em todos os aspectos sob os quais se nos revele e em circunstância alguma devemos esquecer a abnegação admirável 
daqueles que distribuem pão  e agasalho, remédio  e socorro para o corpo, aprendendo a solidariedade e ensinando-a. 

É justo, porém, salientar que a fortuna ou a autoridade são bens que  detemos provisoriamente na marcha comum e que, nos fundamentos 
substanciais da vida, não nos pertencem. 

O Dono de todo o poder e de toda a  riqueza no  Universo é Deus,  nosso Criador e Pai, que empresta recursos aos homens, segundo os méritos ou as necessidades de cada um. 

Não olvidemos, assim, as doações de nossa esfera íntima  e perguntemos a nós mesmos: 

Que temos de nós próprios para dar? 

Que espécie de emoção estamos comunicando aos outros? 

Que reações provocamos no próximo? 

Que distribuímos com os nossos companheiros de luta diária? 

Qual é o estoque de nossos sentimentos? 

Que tipo de vibrações espalhamos? 

Para difundir a bondade, ninguém precisa  cultivar  riso estridente ou sorrisos baratos, mas, para não darmos pedras de indiferença aos corações famintos de pão da fraternidade, é indispensável amealhar em nosso espírito as reservas da boa compreensão, emitindo o tesouro de amizade e entendimento que o Mestre nos confiou em serviço ao bem de quantos nos rodeiam, perto ou longe

É sempre reduzida a caridade que alimenta o estômago, mas que não esquece a ofensa, que não se dispõe a servir diretamente ou que não acende luz para a ignorância. 

O aviso do Instrutor Divino nas anotações de Lucas significa: - dai esmola de vossa vida íntima, ajudai por vós mesmos, espalhai alegria e bom ânimo, oportunidade de crescimento e elevação com os vossos semelhantes, sede irmãos dedicados ao próximo, porque, em verdade, o amor que se irradia em bênçãos de felicidade e trabalho, paz e confiança, é sempre a dádiva maior de todas.

PS.: a foto acima é de Patch Adams em ação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário